Perturbações da linguagem/criança

Atraso de Desenvolvimento da Linguagem (ADL)

O atraso de desenvolvimento da linguagem define-se por alterações nos vários níveis da linguagem. A criança não evidencia a perda anterior de capacidades, mas manifesta a permanência de padrões linguísticos correspondentes a idades cronológicas anteriores (dificuldade em adquirir capacidades linguísticas, adequadas para a idade).


Disfasia ou Afasia de Desenvolvimento

Consiste num alteração adquirida da linguagem e/ou da comunicação, em consequência de uma lesão cerebral. Uma criança portadora deste tipo de perturbação não apresenta estádios de desenvolvimento linguístico homogéneos, tanto no uso como na compreensão da linguagem.

Perturbação Específica da Linguagem (PEL)

Uma criança portadora de uma PEL revela um desenvolvimento irregular dos níveis linguísticos, sem qualquer perda da linguagem já adquirida, nem lesões cerebrais observáveis associadas ao problema. A criança utiliza as suas próprias regras e consequentemente, deixa de ser compreendida pelos que a rodeiam.

Dificuldades de Aprendizagem

Constituem dificuldades que se observam nas crianças em idade escolar que se encontram num processo de aprendizagem. Estas podem traduzir-se em dificuldades de leitura e escrita (respectivamente dislexia e disgrafia), etc..